Uma colega de trabalho tinha um hábito curioso. Ao voltar do almoço, ela passava na mesa de cada amigo, fazendo a costumeira pergunta: “Você tem um docinho?” E aí alguém procurava na bolsa ou gavetas para ver se encontrava uma bala, chocolate ou coisa do tipo.
Embora seja uma tentação, a sobremesa não é benéfica para o organismo. O açúcar causa fermentação no estômago, o que faz com que o cérebro fique obscurecido e ocasiona mau humor. Os saborosos bolos, pudins, geleias, doces, etc., são especialistas em causar má digestão. Os mais nocivos são os cremes e pudins em que o leite, os ovos e o açúcar são os principais elementos. Portanto, mesmo que seja difícil resistir, é bom evitá-los.
Mas não se desespere! Você não precisa ficar sem comer seu gostoso docinho. Procure comer algo mais saudável, como uma torta de maçã, bolo simples com passas, ameixas e figos, etc. Vale lembrar, também, que depois de ter comido bastante, o estômago não fique abarrotado com uma quantidade exagerada de sobremesa. E você também pode ir diminuindo esse hábito aos poucos, até chegar ao ponto de usar uma sobremesa saudável uma vez por semana ou quase nunca, como foi a minha experiência.
Tudo o que é mais simples e saudável fará com que você se sinta mais forte e disposto. Agora cabe a você priorizar o que é mais importante!
[Fonte: Faz Bem]
Fátima Simone Silva – mestre em jornalismo científico.
Conselhos sobre o Regime Alimentar, pág. 327-335.
0 comentários:
Postar um comentário